Terrugem
terrugem@ciriodapratagrande.com
História
Igreja Paroquial
Esta igreja está localizada entre Sintra e Ericeira. À entrada deste pequeno centro urbano, junto à estrada, destaca-se isoladamente este edifício rústico, implantado sobre terreno plano, circundado por um amplo adro delimitado por um muro e portões de ferro de duas folhas.
De planta longitudinal, o edifício é composto por dois rectângulos justapostos escalonados, (o segundo com ressalto), correspondentes à nave e à abside, adossandose, a Oeste e Sul, um alpendre em L, seguido de Sacristia rectangular.
Do lado Norte, destaca-se a torre sineira quadrangular, a Capela Baptismal irregular e duas dependências rectangulares, transversais entre si.
Basicamente, trata-se de uma massa de volumes articulados, horizontalista, de onde sobressai, com a sua verticalidade, a torre sineira.As coberturas têm telhados diferenciados a uma e duas águas e há um coruchel bolboso barroco sobre a torre vazado por óculos e encimado por fogaréu.O frontispício é delimitado por cunhais rematados por fogaréus, antecedendo-o um alpendre, apoiado em panos de muro e três colunas sobre murete.
Tem ainda passagem no eixo do portal da Igreja, emoldurado por arco quebrado centrado na fachada e encimado por janela rectangular gradeada. O remate é em empena angular. No alinhamento do alpendre, à esquerda, há uma torre sineira de três registos, parcialmente divididos por cornijas e delimitada por cunhais de cantaria. No primeiro registo, há uma porta rectangular sob o alpendre e a Oeste e Norte pequenas janelas rectangulares. No segundo, um relógio a Oeste e uma janela do lado oposto e o terceiro é aberto nas quatro faces por janelas em arco pleno. O remate surge em cornija sobrepujada por fogaréus cantonais.
Interior da Igreja
Nave única com paredes totalmente revestidas de azulejos de padrão policromos, azuis e amarelos, em dois níveis a Este, coro alto sobre duas colunas do lado do Evangelho, o Baptistério com painel de azulejos policromos, figurando o "Baptismo de Cristo"; do mesmo lado, púlpito quadrangular com base de mármore ladeiam o arco triunfal dois altares com frontais revestidos de azulejos hispano mouriscos de aresta e nichos encimados por frontões triangulares arco triunfal em asa de cesto com arquivolta torça e intradoso com flores quadrifoliadas encimado por registo de azulejos figurativos policromos, representando Nossa Senhora da Conceição. Cobertura em tecto de masseira. Capela-mor revestida com azulejos de padrão e coberta por abóbada polinervada de dois tramos decorada com bocetes e apoiada em mísulas; na parede de topo retábulo de mármore com tribuna entre colunas sustentando frontão interrompido em que se inscreve um relevo que simboliza a Providência Divina, ladeada por dois nichos em arco pleno encimados por grinaldas e sob os quais se abrem portas de vão rectangular para o retro coro, com escada para o camarim.